E nossa última aventura no Chile não poderia ser mais especial. O Deserto do Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas. Por lá vocês vão encontrar paisagens de tirar o fôlego, lagoas geladíssimas, histórias incríveis e renovar suas energias.
Uma semana antes de voltar para o Brasil definitivamente, já estávamos com tudo planejado para conhecer o deserto. E dessa vez, um casal muito gente boa que conhecemos no Chile nos acompanharia.
COMO CHEGAR:
Para chegar até São Pedro de Atacama, primeiramente você precisa comprar uma passagem aérea até o aeroporto de Calama. Novamente compramos um vôo direto de Santiago para Calama com a Latam mas a Sky também opera. Ambos vôos podem ser comprados direto no Skyscanner. Chegando em Calama nosso transfer já estava aguardando para nos levar até San Pedro do Atacama. Reservarmos o transfer e os demais passeios direto no site da Viator. Os passeios que fizemos foram:
- Vale da Lua
- Salar do Atacama
- Lagoa Cejar
- Gêisers del Tatio
- Reserva dos Flamingos
- Deserto de Sal
Também fizemos um tour astronômico com a empresa Astro Tour. Foi muito legal mas teria sido muito melhor se a lua não estivesse cheia, devido a visibilidade. Porém, todos os outros passeios foram ainda mais lindos justamente por termos tido o privilégio de ver a lua cheia nascendo e se pondo todos os dias..então mesmo assim, recomendo ir para lá em época de lua cheia.
ONDE SE HOSPEDAR:
Nos hospedamos em um hostel muito legal que fica bem no centrinho da cidade, La Casa del Pueblo Hostel. Eu já tinha lido muitas recomendações legais sobre essa acomodação e realmente foi a melhor escolha. Você pode optar entre quartos com banheiros compartilhados (sempre muito limpos e organizados) ou quartos individuais/duplos com banheiro privativo. O atendimento do proprietário da casa, o Francisco, é ótimo, a localização é perfeita e o café da manhã delicioso. Existem várias outras opções mais e conta como o Hostal Pangea, Hostal Laskar ou Albergue La Casa de Matilde. Para os que preferem algo mais luxuoso podem optar por acomodações como o Hotel La Casa de Don Tomas, Hotel Geiser del Tatio ou ainda Hotel Poblado Kimal.
ONDE COMER:
Pizzeria El Charrua: bom, bonito e barato. Pizzas deliciosas e enormes, saladas, massas etc.
La Picá del Indio: bom e barato, só não é bonito! Hahaha. Mas lota sempre, a comida é boa e os valores bem acessíveis.
Empório Andino: melhor empanada que já comi. Também servem sucos naturais (o que é difícil encontrar no Chile) maravilhosos! Não é barato mas é ok.
Restaurante Adobe: comida sensacional, ambiente lindo e agradável porém, caro. Vale à pena reservar um diazinho prá comer lá.
MINHA DICA:
Escolha estar em San Pedro nos dias de lua cheia. Vocês não terão muita visibilidade para observar as estrelas, porém, ver a lua redonda nascendo e se pondo nas paisagens do deserto é um show à parte. No vôo de Santiago para Calama, sente do lado direito da aeronave, na janela. Você vai ter a melhor vista do mundo .durante todo o vôo.
Não vá no auge do inverno pois alguns passeios podem ser cancelados devido à neve. Nós fomos no finalzinho de agosto e para nós foi perfeito.
PS: faz MUITO frio durante à noite e MUITO calor durante o dia.
Caso vocês prefiram atendimento personalizado com consultoria/cotações, é só me mandar um email no camila@imagineviagens.com.br.